Quanto mais você aprende, mais consegue cuidar de si mesmo.
Quanto mais você aprender sobre pré-diabetes e diabetes, mais preparado estará para cuidar de si mesmo.
Compreender sua condição e aprender a gerenciá-la da melhor forma possível vai aumentar sua confiança, permitindo que você enxergue soluções onde antes via apenas preocupações.
O diabetes é uma doença crônica, o que significa que acompanha você ao longo da vida. Embora seja possível viver normalmente, a realidade é que o gerenciamento inicial de tudo o que envolve a vida com diabetes pode ser desafiador. E, de fato, há muito a aprender.
Primeiramente, reserve um tempo para processar tudo o que está acontecendo com você e como se sente em relação a isso. Faça uma lista de perguntas e busque informações sobre o assunto. Conheça a condição que você tem.
Se você foi diagnosticado com pré-diabetes, uma condição intermediária entre a saúde ideal e o diabetes mellitus 2, é essencial se informar sobre todos os aspectos dessa condição. Afinal, conhecimento é poder!
O fato do pré-diabetes ser reversível não significa que você deve esperar que ele desapareça por conta própria. Significa que você precisará adotar mudanças no seu estilo de vida para retardar e até prevenir o desenvolvimento do diabetes.
Portanto, não se acomode ou tenha vergonha.
Pergunte ao seu(ua) médico(a) sobre qualquer dúvida que você tenha e verifique se há cursos de educação sobre diabetes no centro de saúde mais próximo.
Confiar em sua equipe de saúde e fazer todas as perguntas necessárias ajudará a esclarecer suas incertezas e a direcioná-lo para fontes confiáveis de informação.
Para tirar o máximo proveito da sua consulta e ajudar seu médico a oferecer o melhor atendimento para o seu diabetes, aqui estão algumas dicas:
É muito importante seguir as recomendações do seu(ua) médico(a) ou de outros profissionais de saúde, garantindo um acompanhamento adequado, tanto no tratamento quanto nas consultas, e também no seu estilo de vida.
Além disso, revise seus níveis de glicose no sangue e outros registros relacionados ao cuidado do diabetes, assim como os resultados de exames, como a HbA1c. Discuta com seu(ua) médico(a) quaisquer mudanças no seu estado de saúde. Isso ajudará a identificar quais ajustes podem ser necessários no seu plano de tratamento.
Quanto mais você aprende, mais consegue cuidar de si mesmo.
Dietas ricas em grãos integrais podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver diabetes.
BR-MET-00007 FEV/2025