couple with a tablet

Saiba mais
sobre
pré-diabetes
e diabetes

Quanto mais aprender sobre pré-diabetes e diabetes, mais preparado estará para cuidar de si mesmo.

Entenda
a sua condição

Compreender a sua condição e aprender a geri-la da melhor forma possível vai aumentar a sua confiança, permitindo-lhe encontrar soluções onde antes via apenas preocupações.

A diabetes é uma doença crónica, o que significa que a(o) acompanhará ao longo da vida. Embora seja possível viver normalmente, a realidade é que a gestão inicial de tudo o que envolve a vida com diabetes pode ser desafiador. E, de facto, há muito a aprender.

Primeiramente, reserve um tempo para processar tudo o que está a acontecer consigo e como se sente em relação a isso. Faça uma lista de perguntas e procure informações sobre o assunto. Conheça a condição que tem.

Se foi diagnosticado com pré-diabetes, uma condição intermediária entre a saúde ideal e a diabetes tipo 2, é essencial informar-se sobre todos os aspetos desta condição. Afinal, conhecimento é poder!

 O facto de a pré-diabetes ser reversível não significa que deva esperar que ela desapareça por si mesma. Significa que precisará adotar mudanças no seu estilo de vida para retardar e até prevenir o desenvolvimento da diabetes.

Portanto, não se acomode nem tenha vergonha. Pergunte ao seu médico (ou à sua médica) sobre qualquer dúvida que tenha e verifique se há cursos educacionais sobre a diabetes no centro de saúde mais próximo.

Confiar na sua equipa de saúde e fazer todas as perguntas necessárias ajudará a esclarecer as suas incertezas e a direcioná-lo para fontes confiáveis de informação.

APROVEITE A SUA CONSULTA MÉDICA!

Para tirar o máximo proveito da sua consulta e ajudar o seu médico a oferecer o melhor atendimento para a sua diabetes, aqui ficam algumas dicas:

O QUE LEVAR PARA CADA CONSULTA?

O QUE PERGUNTAR DURANTE A CONSULTA?

É muito importante seguir as recomendações do seu médico (ou da sua médica) ou de outros profissionais de saúde, garantindo um acompanhamento adequado, tanto no tratamento como nas consultas, e também no seu estilo de vida.

Além disso, reveja os seus níveis de glicose no sangue e outros registos relacionados com o cuidado da diabetes, assim como os resultados de exames, como a HbA1c. Discuta com o seu médico (ou com a sua médica) quaisquer alterações no seu estado de saúde. Isso ajudará a identificar quais ajustes podem ser necessários no seu plano de tratamento.

As seguintes perguntas podem facilitar um diálogo mais produtivo:

Também precisa
de relaxar...

É FUNDAMENTAL MANTER
A CALMA E
RELAXAR.
COM O TEMPO, CERTAMENTE SE
FAMILIARIZARÁ COM
A SUA CONDIÇÃO...

Controle os seus níveis de glicemia

A Jornada da Diabetes

Saber mais sobre como reduzir o seu risco

SAIBA MAIS SOBRE COMO REDUZIR O SEU RISCO

Durma o suficiente

A qualidade do sono pode ser importante para a gestão dos níveis de glicemia.