Quanto mais aprender sobre pré-diabetes e diabetes, mais preparado estará para cuidar de si mesmo.
Além das alterações físicas, é normal que a diabetes também cause uma maior tensão emocional e sentimentos intensos.
Não há como negar: as evidências mostram que a diabetes e as suas complicações estão fortemente associadas a problemas psicológicos e psiquiátricos. Entre esses problemas incluem-se a depressão, a ansiedade, o stress, os maus hábitos alimentares e o medo da hipoglicemia. Além disso, os doentes com diabetes mellitus tipo 2 (DM2) apresentam o dobro do risco de desenvolver depressão associada, em comparação com indivíduos saudáveis, o que prejudica a qualidade de vida.1
Receber o diagnóstico de diabetes pode causar preocupação, tristeza ou raiva. Estes sentimentos são totalmente compreensíveis, mas é possível usá-los a seu favor!
Por exemplo, veja a raiva como uma fonte de energia. Em vez de a deixar dominar, use-a para realizar algo positivo pela sua saúde, como praticar exercício físico.
Agora, se ainda se sente como se “isso não pode estar a acontecer comigo” ou acredita que “houve um erro”, isso pode indicar que está em negação – uma reação comum quando algo avassalador e inesperado acontece.
Comece a adaptar-se da melhor forma possível. Com o apoio do seu médico (ou da sua médica), familiares e amigos, habituar-se-á a monitorizar os seus níveis de glicose, tomar os medicamentos corretamente, participar nas consultas médicas e seguir a dieta e o plano de exercícios recomendados.
Estabelecer metas em áreas como alimentação saudável, exercício físico e aprendizagem pode ajudar a colocar-se novamente no controlo da situação.
Isto pode ajudá-lo a organizar os seus pensamentos, a expressar o que sente e até a identificar gatilhos emocionais. Reconhecer padrões pode ser útil no futuro para lidar com o que te a incomodar.
Ter uma condição grave pode fazer com que se sinta isolado. Procure apoio na família, nos amigos ou num grupo de apoio, e converse abertamente sobre os seus sentimentos. Um bom terapeuta também pode ser fundamental neste momento, ajudando a desbloquear e a partilhar as suas emoções.
Todos nós podemos sentir tristeza de vez em quando, mas a depressão vai muito além dessa sensação.
Ela pode consumir toda a energia e a esperança. Além disso, sabemos que pessoas com diabetes têm o dobro do risco de desenvolver depressão associada em comparação com indivíduos saudáveis.¹
De qualquer forma, a depressão pode ser difícil de identificar e pode afetar gravemente o seu autocuidado.
Se apresentar pelo menos três destes sintomas ou se sentir deprimido e apresentar um ou mais destes sintomas por mais de duas semanas – é importante procurar o(a) seu(ua) médico(a) o quanto antes.3
Agir rapidamente pode ser decisivo para uma recuperação mais eficaz.
A constante necessidade de controlar a diabetes pode ser esmagadora, especialmente quando tem muitas outras responsabilidades na vida. Em certos momentos, pode parecer que precisa de uma pausa. A chamada “angústia da diabetes”, como o próprio nome sugere, vai além da simples preocupação. É o preço que a diabetes cobra à sua saúde mental, manifestando-se como uma mistura de ansiedade, frustração, depressão, stress e muito mais.
Se a tristeza evoluir para depressão ou o stress se transformar em ansiedade, é importante procurar ajuda. Fale com seu(ua) médico(a) ou terapeuta sobre como se está a sentir. Não há vergonha em pedir apoio para lidar com as suas emoções. Além disso, existem medidas práticas que podem contribuir significativamente para o seu bem-estar.
O exercício físico reduz a depressão, a ansiedade e o stress. A prática de pilates, ioga, ginásio ou uma simples caminhada na natureza pode ajudar mais do que pensa.
Crie uma rotina noturna e vá para a cama no mesmo horário todos os dias. Verá que tudo ficará mais fácil depois de uma boa noite de sono.
Ninguém é perfeito e se cometer um erro, vá com calma.
Encontre formas saudáveis de cuidar de si para que não pareça um trabalho constante. Recompense-se quando atingir as suas metas.
As emoções negativas tendem a intensificar-se quando se sente sozinho. Por isso, é importante estar com a família e os amigos com regularidade. Converse abertamente com eles sobre os seus sentimentos, experiências e sobre outras formas de apoio que podem ser úteis.
Da respiração profunda à meditação, experimente novas maneiras de manter a calma.
Quanto mais aprender sobre pré-diabetes e diabetes, mais preparado estará para cuidar de si mesmo.
As dietas ricas em cereais integrais podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento daLer mais