Coma de forma mais saudável

É verdade que as necessidades calóricas e nutricionais variam consoante a idade, o sexo, o metabolismo e o estado geral de saúde. Mas, de um modo geral, todos devemos preocupar-nos com aquilo que comemos e bebemos.

Se tem pré-diabetes ou diabetes, o foco não deve ser diferente. Deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, com porções moderadas e refeições em horários regulares. Isto ajudará a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso, reduzindo o risco de doenças cardíacas.1

Evite...

VAMOS SIMPLIFICAR AS COISAS

A Associação Americana da Diabetes criou uma estratégia simples para o ajudar a preparar refeições equilibradas e saudáveis. Chamaram-lhe o Método do Prato para a Diabetes e, como o nome indica, tudo o que precisas é de um prato simples (que não deve ser demasiado grande) para começar.3

Alimentos proteicos VegetaisAlimentos com hidratos deCarbonoÁgua ou uma bebida pouco calórica04030201

PASSO 1

OCUPE METADE DO PRATO COM VEGETAIS SEM AMIDO3

Os chamados superalimentos são pobres em hidratos de carbono, mas ricos em vitaminas, minerais e fibras, tornando-os a base perfeita para todas as refeições.

PASSO 2

Ocupe um quarto do seu prato com proteínas magras3

Este tipo específico de proteína tem uma percentagem mais baixa de gordura do que outras opções que podem aumentar o risco de doenças cardíacas e, portanto, é uma melhor opção na hora de compor o seu prato.

PASSO 3

Ocupe um quarto do seu prato com hidratos de carbono3

Este grupo de alimentos tem o maior impacto nos níveis de açúcar no sangue (uma vez que os hidratos de carbono se decompõem em glicose), por isso é muito importante escolhê-los com cuidado e garantir que eles ocupem apenas 1/4 do seu prato.

PASSO 4

ESCOLHA ÁGUA3

A água deve ser sempre a resposta. Não tem calorias ou hidratos de carbono, portanto, não afetará seu desequilíbrio de açúcar. Mas aqui estão algumas alternativas:

MANTENHA O CONTROLO DOS
HIDRATOS DE CARBONO

Embora tenhamos simplificado o processo, para um controlo mais rigoroso da glicemia, o profissional de saúde que o acompanha poderá recomendar que conte a quantidade exata de hidratos de carbono que consome.

Se utiliza insulina, isso torna-se ainda mais importante, pois será necessário ajustar a dose consoante a ingestão de hidratos de carbono. O(A) seu(ua) médico(a) ou profissional de saúde irá orientá-lo ao longo deste processo e, em breve, conseguirá fazê-lo de forma prática e simples.1

ACHA QUE NÃO CONSEGUE
FAZER ISSO SOZINHO?

Fale com o(a) seu(sua) médico(a). Ele(a) poderá encaminhá-lo(a) a um(a) nutricionista, que o(a) ajudará em cada etapa do processo — desde a interpretação dos rótulos até à elaboração de um plano de refeições personalizado para as suas semanas, sempre adaptado às suas necessidades e preferências.

Controle os seus níveis de glicemia

A Jornada da Diabetes

Saber mais sobre como reduzir o seu risco

SAIBA MAIS SOBRE COMO REDUZIR O SEU RISCO

Durma o suficiente

A qualidade do sono pode ser importante para a gestão dos níveis de glicemia.

Referências
  1. Mayo Clinic. Diabetes diet: Create your healthy-eating plan. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/diabetes/in-depth/diabetes-diet/art-20044295. Acesso em fevereiro de 2025.
  2. Home Truths Report. 2021.
  3. ADA. Recipes & Nutrition. Disponível em:https://diabetesfoodhub.org/blog/what-diabetes-plate. Acesso em fevereiro de 2025.