Quanto mais aprender sobre pré-diabetes e diabetes, mais preparado estará para cuidar de si mesmo.
É verdade que as necessidades calóricas e nutricionais variam consoante a idade, o sexo, o metabolismo e o estado geral de saúde. Mas, de um modo geral, todos devemos preocupar-nos com aquilo que comemos e bebemos.
Se tem pré-diabetes ou diabetes, o foco não deve ser diferente. Deve manter uma alimentação saudável e equilibrada, com porções moderadas e refeições em horários regulares. Isto ajudará a controlar os níveis de açúcar no sangue e o peso, reduzindo o risco de doenças cardíacas.1
Coma apenas o que for necessário. Quando exagera, os seus níveis de glicose no sangue aumentam de forma acentuada, o que pode provocar aquilo a que chamamos hiperglicemia. Quando isto acontece de forma frequente e persistente, aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde a longo prazo, afetando órgãos como os rins e o coração.¹
O tamanho da porção deve ser adequado às suas necessidades, tendo em conta a sua atividade diária, o seu peso e a sua altura.
A Associação Americana da Diabetes criou uma estratégia simples para o ajudar a preparar refeições equilibradas e saudáveis. Chamaram-lhe o Método do Prato para a Diabetes e, como o nome indica, tudo o que precisas é de um prato simples (que não deve ser demasiado grande) para começar.3
Os chamados superalimentos são pobres em hidratos de carbono, mas ricos em vitaminas, minerais e fibras, tornando-os a base perfeita para todas as refeições.
Ocupe um quarto do seu prato com proteínas magras3
Este tipo específico de proteína tem uma percentagem mais baixa de gordura do que outras opções que podem aumentar o risco de doenças cardíacas e, portanto, é uma melhor opção na hora de compor o seu prato.
Ocupe um quarto do seu prato com hidratos de carbono3
Este grupo de alimentos tem o maior impacto nos níveis de açúcar no sangue (uma vez que os hidratos de carbono se decompõem em glicose), por isso é muito importante escolhê-los com cuidado e garantir que eles ocupem apenas 1/4 do seu prato.
ESCOLHA ÁGUA3
A água deve ser sempre a resposta. Não tem calorias ou hidratos de carbono, portanto, não afetará seu desequilíbrio de açúcar. Mas aqui estão algumas alternativas:
Fale com o(a) seu(sua) médico(a). Ele(a) poderá encaminhá-lo(a) a um(a) nutricionista, que o(a) ajudará em cada etapa do processo — desde a interpretação dos rótulos até à elaboração de um plano de refeições personalizado para as suas semanas, sempre adaptado às suas necessidades e preferências.
Quanto mais aprender sobre pré-diabetes e diabetes, mais preparado estará para cuidar de si mesmo.
As dietas ricas em cereais integrais podem ajudar a reduzir o risco de desenvolvimento daRead More